09/12/2013

O que é a apraxia?

A apraxia carateriza-se por uma alteração da programação motora voluntária, decorrente de uma lesão/disfunção neurológica. Esta lesão/disfunção pode acometer a região frontal, parietal anterior e temporal (gyrus temporal superior e ínsula), bem como os gânglios da base. A apraxia não pode ser justificada por alteração miotónica, sensorial ou de compreensão.
(Retirada da Internet)

O Terapeuta da Fala intervém em:

Apraxia Bucofacial

Apraxia do Discurso

Apraxia do desenvolvimento (CAS)
- Apraxia não-verbal;
- Dificuldade no planeamento e programação de movimentos não verbais;
- Mantém movimentos automáticos (apagar a vela);
- Pode coexistir com apraxia do discurso, disartria e afasia;
- Parte constituinte da apraxia ideomotora.
- Dificuldade na programação de actos voluntários para a fala;
- Movimentos automáticos estão bem;
- Músculos têm função normal;
- Alterações evidentes na articulação e prosódia;
- Pode coexistir com apraxia bucofacial, disartria e afasia;
Caracteristicas especificas:
- Erros inconsistentes;
- Substituições, omissões, adições, distorções e repetições;
- Aproximação do som alvo;
- Complexificação das palavras;
- + dificuldade em consoantes iniciais;
- + dificuldade em grupos consonânticos;
- + dificuldade em polissílabos;
- Prolongamento de consoantes e vogais;
- + dificuldade em sons menos frequentes;
- Performance não melhora com repetição;
- - débito;
- Palavras e sílabas acentuadas de forma igual;
- Pode ocorrer perseveração;
- Esforço na procura de posturas articulatórias;
- Sem disfagia;
- Compreensão óptima.

- Resulta em erros articulatórios de produção e prosódia;
- Pode evidenciar problemas comportamentais;
- Recurso a ‘familiar-intérprete’;
- Problemas no desenvolvimento do processamento auditivo, na componente fonológica e linguística;
- Balbucio quase inexistente;
- Imitação reduzida;
- Uso de gestos, apontar e mímica para comunicar;
- Movimentos descoordenados na procura de postura articulatória;
- Dificuldade na diadococinésia;
- Omissões frequentes;
- Ritmo lento, pausas entre palavras e sílabas, prolongamento dos sons;
- Ressonância nasal variável;
- Inteligibilidade muito prejudicada;
- Dificuldades fonológicas;
- Pode apresentar apraxia bucofacial.




































Bibliografia:
  • Freed, D. (2000). Motor Speech Disorders: Diagnosis and Treatment. Canada:  Singular Thomson Learning;
  • Ortiz, K. (2006). Distúrbios Neurológicos Adquiridos: fala e deglutição. Tamboré: Manole;
  • Ortiz, K. (2000). Distúrbios Neurológicos Adquiridos: linguagem e cognição. São Paulo: Editora Manole. 

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