19/12/2013

Sabe quais são as diferentes áreas da linguagem?


Áreas da linguagem:



o   A semântica é o estudo do significado das palavras e das suas relações. É uma área que abrange o conteúdo da linguagem e representa o estudo do significado das palavras e combinações das mesmas.
o  A morfologia baseia-se no conhecimento da palavra, dos seus constituintes e das relações existentes entre os mesmos, ou seja, da sua estrutura interna, assim como das relações existentes entre palavras.
o   A sintaxe diz respeito à estrutura da frase, ou seja, à organização das palavras na frase. O conhecimento das regras sintáticas possibilita ao falante a construção e compreensão de um número ilimitado de novas frases.
o   A fonologia é outra área essencial para a avaliação da linguagem, pois permite saber se a criança reconhece e utiliza todos os sons da língua materna. Uma criança com um desenvolvimento fonológico normal aos cinco ou seis anos já aprendeu a produzir a maioria dos sons e sequências de sons da fala.
o   O conjunto de palavras que partilham características morfológicas, sintáticas e/ou semânticas podem ser agrupadas numa mesma categoria, definida como classe de palavras.
o   A pragmática pode ser definida como sendo a aplicação do uso da linguagem com objetivos comunicativos. 

Bibliografia:

  • Acosta, V. M., Moreno, A., Ramos, V., Quintana, A., & Espino, O. (2006). Avaliação da Linguagem Teoria e Prática do Processo de Avaliação do Comportamento Linguístico Infantil. São Paulo: Livraria Santos Editora;
  • Kay, E. e Tavares, M. (2006). Teste de Avaliação da Linguagem na Criança (1ª Ed.). Lisboa: Oficina Didáctica;
  • Owens, R. (2001). Language Development: An introduction (5ª Ed.). New York: Allyn & Bacon;
  • Papalia, D. E., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill;
  • Paul. R. (2007). Language Disorders from Infancy through Adolescence: Assessment and intervention. USA: Mosby Elsevier.

Sem comentários:

Enviar um comentário